top of page
MY BUTTON
MY BUTTON

"Money is the nothing you get for something before you can get anything"

(O dinheiro é o nada que você ganha por alguma coisa antes que você possa conseguir qualquer coisa)

Frederick Soddy, The Role of Money, 1934

 

"Since the production function is often explained as a technical recipe, we might say that [the economy's] recipe calls for making a cake with only the cook and his kitchen. We do not need flour, eggs, sugar ..., nor electricity or natural gas, nor even firewood"

(Uma vez que a função de produção é frequentemente explicada como uma receita técnica, poderíamos dizer que a receita da economia corresponde a fazer um bolo apenas com o cozinheiro e sua cozinha. Não precisamos de farinha, ovos, açúcar ..., nem de eletricidade ou gás natural, nem mesmo de lenha)

Herman E. Daly, Ecol. Econ.22(3):261-266,1997

 

"In ecological economics, efficient allocation is important but far from being an end in itself (...) To load a ship efficiently is to make sure that the weight on both sides of the keel is the same, and the load is distributed from front to back so that the ship floats evenly in the water. While it is extremely important to load the cargo efficiently, it is even more important to make sure that not too much cargo is

placed on the ship. It is of little comfort if an overloaded ship founders efficiently!"

(Em Economia Ecológica, a alocação eficiente é importante, mas está longe de ser um fim em si mesma (...) Carregar um navio eficientemente é certificar-se de que o peso em ambos os lados da quilha é o mesmo e de que a carga é distribuída da proa à popa para que o navio flutue uniformemente na água. Embora seja extremamente importante carregá-lo de maneira eficiente, é ainda mais importante ter certeza de que ele não leva carga em excesso. Seria desconcertante se um navio sobrecarregado afundasse eficientemente!)

Herman E. Daly and Joshua Farley, Ecological Economics, 2004

Enfoque

Se nosso planeta for comparado a uma embarcação, a evolução da Ciência Econômica pode, conforme o aspecto enfatizado, ser resumida em 3 etapas:

1) Economia Industrial, preocupada com a eficiência alocativa ou o tamanho da carga a ser transportada;

2) Economia Humana, preocupada com a distribuição ou densidade da carga na embarcação;

3) Economia Sustentável, preocupada com a capacidade de suporte ou sobrecarga da embarcação.

Estudos no campo da Economia Ecológica, Ambiental e dos Recursos Naturais contemplam, marcadamente, a sustentabilidade da atividade econômica, ainda que, por vezes, a capacidade de suporte da economia se deixe ofuscar pela eficiência alocativa dos recursos nas fontes naturais (Economia dos Recursos Naturais) e dos resíduos nas fossas ambientais (Economia Ambiental). 

Dinamarca 2015

Sérvia 2016

Dinamarca 2015

ISWA World Congress Novi Sad 2016

 

11th International Conference on Environmental, Cultural, Economic, and Social Sustainability (website)

  • Factor analysis and energy indicators: mapping out the energy profile of the Brazilian economy (abstract on page 64)

  • How healthy are the wealthy? Inquiry into the relationship between Body Mass Index and Gross Domestic Product within Brazilian regions (abstract on page 62)

 

Islândia 2014

Cinamomo

Melia azedarach - Árvore nativa da Ásia, que pode atingir de 15 a 20 metros de altura. Pertence à família Meliaceae, que reúne árvores nobres como o cedro e o mogno. Entretanto, por ser fraca, quebradiça e não-durável, a madeira do cinamomo é mais utilizada para lenha. Suas folhas e frutos são altamente tóxicos para humanos e suínos, mas não para bovinos e aves. Ecologicamente, é uma espécie invasiva, que substitui espécies nativas e reduz a diversidade alimentar para a fauna. Contudo, contém princípios ativos que podem ser utilizados no controle de diversas pragas de animais e plantas. Proverbialmente, portanto, o cinamomo ensina que os benefícios, males e limites da natureza são frequentemente difusos e escapam à razão instrumental da economia industrial humana.     

Prêmios
  • 2009 - 1º lugar - 9º Prêmio Ethos-Valor sobre Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável

  • 2010 - 1º lugar - 3º Prêmio Walmart-Brasil sobre Varejo Sustentável

  • 2012 - Finalista - 3º Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis 

Último projeto: Trânsito Sustentável

Dinamarca 2013

Suíça 2011

ISEE 2014 Conference

Science for the Environment

International Conference Frontiers in Historical Ecology

Áustria 2013

Canadá 2012

Rep. Tcheca 2010

Envolva-se

Consulte nossos projetos e atividades. Se houver interesse, envie um currículo resumido e proposta de trabalho, estruturada da seguinte forma:

a) título do projeto/atividade

b) introdução

c) problema de pesquisa/atividade e objetivos

d) metodologia (hipóteses, variáveis e suas unidades de medida, modelo analítico)

e) resultados esperados

f) referências bibliográficas

g) contato: endereço de e-mail, skype 

Em 2014, a frota de veículos automotores no Brasil ultrapassou os 84 milhões de unidades e, segundo um estudo recente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), deverá atingir 125 milhões de unidades até 2030. Políticas públicas que favorecem o uso do automóvel no país, praticadas desde a metade do século passado, sem dúvida têm contribuído para o trânsito caótico nas cidades brasileiras, especialmente nas regiões metropolitanas. Diante desse quadro, é possível tornar o trânsito sustentável? Como estabelecer um limite sustentável para a frota nacional de veículos? Qual é a velocidade e a densidade máximas suportáveis? O projeto "Pescando no Asfalto: Modelos de Pesca e Sustentabilidade da Frota de Veículos Automotores no Brasil" procura resolver essas questões, aplicando ao tráfego os mesmos princípios que regem a pesca sustentável. Afinal, como a pesca, o tráfego também demanda espaços públicos descongestionados, que, como águas não-poluídas, são cada vez mais escassos. 

Argentina 2009

ISWA World Congress Vienna 2013

  • Before green growth goes brown: polluters, wastes and the “linkage hypothesis” (ISWA files/paper)

  • Trading the trash: designing an urban solid waste market in Southern Brazil (ISWA files/paper

Degrowth in the Americas

2nd International Conference on Education and Sustainable Life

  • Beyond green and grey: education for a sustainable economy and economics for sustainability education (conference proceedings)

13th World Forest Congress (FAO)

  • The geometry of carbon removal economics in forests: shedding REDD lights upon the when-where flexibility trade-off (abstract/proceedings)

bottom of page